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Sou Licenciado em Matemática pela UEPA,campus de São Miguel do Guamá atuo como professor de 1ª a 4ª séries pela prefeitura municipal de Bragança.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

História da Matemática


 

 

 

 

 

História da Matemática


A respeito da história da Matemática afirmam os PCNs que “conceitos abordados em conexão com sua história constituem-se veículo de informação cultural, sociológica e antropológica de grande valor formativo. A História da Matemática e, nesse sentido, um instrumento de resgate da própria identidade cultural”.

Ao estudar as contribuições matemáticas de culturas antigas, o aluno poderá perceber que o avanço tecnológico de hoje não seria possível sem a herança cultural de gerações passadas, pois a matemática se fez da necessidade do homem de contar e de representar as quantidades . Em algumas situações, o recurso à história da Matemática pode auxiliar o aluno a compreender idéias matemáticas que está construindo e, desse modo, contribuir para que ele constitua um olhar mais crítico sobre os objetos de conhecimento.

Utilização das tecnologias da informação e da comunicação

Uma educação tecnológica não significa apenas uma formação voltada para o uso de recursos, nem sempre disponíveis na escola, mas especialmente uma sensibilização para o conhecimento dos recursos da tecnologia.

Atualmente é consenso entre os educadores que o ensino de Matemática, e das outras áreas de conhecimento, deve aproveitar ao máximo os recursos tecnológicos, tanto porque sua presença é marcante na sociedade como porque podem ser utilizados para desenvolver a linguagem expressiva e comunicativa dos alunos.

Selecionar artigos de jornais locais, filmes, programas de TV, livros que proporcionem discussões matemáticas e não matemáticas interessa muito o aprendiz.

As calculadoras e os computadores estão cada vez mais presentes em diferentes atividades sociais.

As experiências escolares com o computador têm mostrado que seu uso efetivo pode levar ao estabelecimento de uma nova relação professor-aluno, marcada por uma maior proximidade, iteração e colaboração. Isso define uma nova visão de professor, que, longe de considerar-se um profissional pronto ao final de sua formação acadêmica, tem de continuar em formação permanente ao longo de sua vida profissional.


A calculadora favorece a busca e a percepção de regularidades matemáticas e o desenvolvimento de estratégias de resolução de situações-problema, pois estimula a descoberta de estratégias e a investigação de hipóteses, uma vez que os alunos ganham tempo na execução dos cálculos. Assim, elas podem ser utilizadas como eficiente recurso para promover a aprendizagem de processos cognitivos.

No mundo atual, saber fazer cálculos com lápis e papel é uma competência que deve conviver com outras modalidades de cálculo, como o cálculo mental, as estimativas e o cálculo feito em calculadoras. Portanto, não se pode privar os alunos de um conhecimento que é útil em sua vida.

www.gruhbas.com.br/.../01_a_matematica_no_ensino_fundamental

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